Estar acima do peso envolve ter excesso de gordura corporal em relação ao ideal para saúde, medido pelo IMC, que idenfica o sobrepeso; Obesidade mórbida é considerada a partir do IMC de 40. O IMC não é preciso, mas indica a necessidade de avaliar problemas de saúde ligados a IMC elevado.

A faixa de excesso de peso de 35 a 45 quilos acima do ideal para altura é, usando a classificação de IMC, considerada como mórbida. Por exemplo, aqueles com obesidade mórbida de 25 a 35 anos podem ter 12 vezes mais riscos de mortalidade precoce em comparação com seus pares.

- Respiração restrita, asma, apneia do sono; - Diabetes; - Problemas cardíacos, pressão alta; - Refluxo gastroesofágico persistente; - Doença da vesícula biliar, fígado gorduroso - Infecções urinárias, infertilidade; - Dor nas articulações, quadril, costas; - Aumento risco de câncer: mama, cólon, próstata, pâncreas; - Expectativa de vida reduzida em 10 a 15 anos.

Um paciente em obesidade mórbida e amplia as chances de desenvolver:

Um desequilíbrio na energia absorvida e na energia gasta pode resultar em ganho de peso. Padrões alimentares, falta de atividade física e falta de sono desempenham um papel importante. Estes podem ser influenciados pelo ambiente de uma pessoa e por fatores sociais e culturais. Às vezes, genética, doenças e medicamentos podem ser o motivo. Ou seja, nem sempre é somente a alimentação inadequada.

As causas da obesidade são complexas

Por exemplo: iniciar um novo regime de exercícios com um IMC alto pode colocá-lo em maior risco de lesões, e pode ser aconselhável consultar um fisioterapeuta ou falar com seu médico.

O primeiro passo para tratar a obesidade mórbida é falar com um profissional de saúde sobre como fazê-lo com segurança.

Mudanças Comportamentais:

Movimentos e exercícios:

Acompanhe as calorias dos alimentos, aumente a ingestão de água e evite tentações. Defina metas realistas, dê passos pequenos, busque apoio e mantenha padrões realistas de aparência e peso.

Incorpore atividades diárias, como estacionar mais longe, usar as escadas, caminhadas curtas e hidroginástica, dança, corrida, levantamento de peso, aulas em grupo e observe a respiração.

Dieta modificadora:

Medicamentos:

Optar por ingredientes frescos em vez de alimentos processados, reduzindo açúcares e gorduras não saudáveis. Encontrar atividades físicas agradáveis, definir meta de redução de calorias por meio de exercícios e dieta, aprender a ler rótulos nutricionais e calcular o déficit calórico diário.

O tratamento também pode contar com o uso de medicamentos, contudo, isso serve para todas as recomendações anteriores, deve haver um acompanhamento profissional.

Cirurgias

Um IMC acima de 40 pode qualificar alguém para cirurgia bariátrica se não conseguirem perder peso com mudanças no estilo de vida e tiverem problemas de saúde relacionados ao peso. A cirurgia requer avaliações médicas e psicológicas. As opções incluem redução de estômago, bypass gástrico e banda gástrica ajustável para limitar a ingestão de alimentos.