fbpx

Bastidores políticos em chamas no ES com semana decisiva – veja tudo que aconteceu

Encerra no dia 02 de abril o prazo eleitoral para filiações partidárias e descompatibilização de cargos públicos visando à eleição. Na prática, desse sábado em diante, quem quer participar da eleição precisa estar filiado a um partido em definitivo e não pode ocupar nenhuma função que tenha características de ordenamento de despesas.

E como brasileiro deixa tudo para o final, não podia ser diferente na política. Nesta sexta-feira (01), líderes partidários e mandatários estão em sua maioria envolvidos totalmente nas montagens de chapa.

Desmonte do Podemos, dr. Gustavo e chapa do PDT

No exato momento que este artigo esta sendo redigido (10h de 01 de março), o partido Podemos está sendo esvaziado para alimentar com pré-candidatos as outras chapas aliados do atual governador Renato Casagrande. Um delas é o PDT, do prefeito Sérgio Vidigal, que encontrou dificuldade para montar chapa de deputado federal, que tem como pré-candidatíssima a 1ª dama, Sueli Vidigal.

O Podemos começou a ser desmontado nacionalmente, com a saída do ex-juiz Sérgio Moro, isso gerou um efeito em cascata que veio bem a calhar no ES, já que Casagrande tinha compromisso de ajudar na montagem de outros partidos aliados. No contexto da Serra, o protagonista dessa indecisão é o dr. Gustavo Peixoto, que tem uma ampla atividade ligada a cidade. Ele vem sendo buscado assiduamente pelos partidos em busca de trazê-lo para dentro.

César Colnago e Guerino Zanon

Outra mudança ocorreu no ninho tucano; na tarde da última quarta-feira (30) o ex-vice-governador César Colnago deixou o PSDB, do qual foi filiado por 30 anos. Ele teceu críticas ao partido por não ter lhe dado legenda para ser pré-candidato a governador. Colnago migrou para o PSD, que assim como ele, é aliado do ex-governador Paulo Hartung.

Movimento parecido fez o prefeito de Linhares, Guerino Zanon que também se filiou no PSD; ele é pré-candidato a governador e vai disputar a preferência partidária contra o ex-vice-governador. Guerino renunciou a prefeitura de Linhares como manda a Legislação Eleitoral.

PSDB, Caldeira, Ferraço e Vandinho

Se uns saem, outros entram. Essa é a máxima dos partidos para se manterem competitivos. Cesar deixou o ninho tucano e quem entrou foram dois nomes bastante expressivos. O primeiro anunciado foi o presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira, que deixou o PRTB.

Rodrigo realizou um evento na última quinta-feira que marcou oficialmente o ato de filiação, ele é pré-candidato a deputado federal. O outro anunciado é um velho conhecido dos tucanos, trata-se de Ricardo Ferraço, que deixou o União Brasil e voltou ao ninho. Ele é tido como coringa, pode ser candidato a tudo, especialmente ao Senado ou Governo. Ambas as filiações tiveram articulação direta de um forte nome ligado a Serra, Vandinho Leite, que preside o partido. Este é pré-candidato a reeleição de deputado estadual.

Dança das cadeiras no Governo do Estado

Cumprindo o calendário eleitoral, uma gama de secretários estaduais deixaram o Governo visando a eleição. Até a manhã dessa sexta-feira, já tinha sido anunciados 8 novos integrantes.

1 – Na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) Paulo Foletto, que é pré-candidato a deputado federal deu lugar para Mário Louzada, de 54 anos.

2 – Na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o coronel Alexandre Ramalho que é cotado para ser candidato a federal ou senador, deixou a cadeira para ser ocupada pelo também coronel da Polícia Militar, Márcio Celante Weolffel, de 53 anos.

3 – Na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) o ex-prefeito de Viana, Gilson Daniel, que deve buscar um mandato de deputado federal deixou a pasta para entrada de Maria Emanuela Alves Pedroso, 38 anos.

4 – Na Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) Tyago Hoffmann passa o bastão para o Ricardo Claudino Pessanha, de 42 anos. Tyago é pré-candidato a deputado estadual pelo PSB.

5 – Mudança também na Secretaria de Turismo (Setur), a então titular, Lenise Loureiro que deve concorrer a uma vaga de deputada federal pelo Cidadania, dará espaço para Fernando Rocha, de 55 anos.

6 – Na Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) o atual titular, Marcus Vicente que será candidato a deputado federal pelo PP, deixou o cargo e quem vai assumir é Octavio Luiz Guimarães, de 80 anos.

7 – No Detran-ES, o morador da Serra Givaldo Vieira deixa a função de diretor-presidente com objetivo de disputar a vaga de deputado federal pelo PSB. Quem assume é o advogado Harlen da Silva, de 44 anos.

8 – Por fim, o Governo do Estado informou também a troca no cargo de diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Antônio Machado deixar o posto para que o zootecnista Lázaro Samir Raslan, de 42 anos, assuma.

Na Serra sai Carreiro e entra Enivaldo  

Já na Serra a única mudança prevista é a troca de Thiago Carreiro, vice-prefeito que ocupava a titularidade da pasta de Turismo, Cultura, Esporte & Lazer. Ele se filiou ao União Brasil e vai concorrer a uma vaga de deputado federal. Quem assume é um aliado de primeira hora do prefeito Sérgio Vidigal, Enivaldo Dias.

Com a anuncio de Carreiro sobre os planos se tentar a vaga de federal, o clima político entre os aliados do prefeito ficou pesado; isso porque, a decisão de Thiago vai à contra mão dos planos eleitorais da 1ª dama Sueli Vidigal. Interlocutores da “cozinha vidigalista” apontam um cenário de ruptura entre o vice e a 1ª dama.

Xambinho se filia no PSC

Único deputado estadual com domicílio eleitoral na Serra a trocar de partido foi Alexandre Xambinho. Ele saiu rachado com o PL – partido liderado por Magno Malta no ES – e se filiou no PSC. Esta sigla está dentro do arcabouço de aliados do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, que é pré-candidato a governador.

Entre para nossa Newsletter

Receba informações em primeira mão

Coloque seu email e clique em enviar para se cadastrar e também se descadastrar