fbpx

Quem vai para Brasília nos representar? Disputa de deputado federal ferve na Serra – conheça os nomes

Com o afunilamento dos prazos eleitorais, o cenário do pleito desse ano vai ficando visível e, naturalmente, as candidaturas vão ser firmando ou dando sinais mais objetivos de insuficiência. E com seus ‘singelos’ 350 mil eleitores, a Serra é a joia da coroa na eleição.

Entre os cargos em jogo, estão as 10 poltronas capixabas na Câmara Federal, que tem a missão de representar os interesses e as demandas da população do Espírito Santo em Brasília. Atualmente, a Serra, mesmo tendo o maior eleitorado, conta com apenas um deputado com domicílio eleitoral, e mesmo assim, que não reside no município. Trata-se do jornalista Amaro Neto.

Além disso, este ano, o contexto está ainda mais sedutor; isso porque, desta vez, os ‘medalhões’ da Serra não estarão na disputa: Sérgio Vidigal é o atual prefeito, sem a menor possibilidade de dar um cavalo de pau dessa natureza. Já Audifax Barcelos vem articulando a campanha para governador, inclusive, no próximo dia 30, vai lançar oficialmente a pré-candidatura.

Neste sentido, muitas lideranças políticas da Serra enxergam possibilidades cavalheiras de ser candidato e ter sucesso eleitoral. Alguns nomes já se firmaram na disputa: pessoas de diferentes grupos, matrizes e narrativas. A reportagem do Jornal TEMPO NOVO fez um compilado de nomes que tem figurado no mercado político, alguns já são conhecidos do eleitorado; outros que estão bem posicionados em seus respectivos partidos; e já anunciaram formalmente a pré-candidatura e/ou vem sendo cotados.

Em ordem alfabética:

Givaldo Vieira – PSB

Filiado ao PSB, Givaldo Vieira está atualmente a frente do Detran-ES. Ele é aliado de extrema confiança do governador Renato Casagrande (PSB), de quem já foi vice-governador no mandato passado (2011 a 2014). Givaldo iniciou a trajetória como vereador da Serra em 1997 e foi subindo na escala política com os anos, especialmente após sua militância em torno do fim da famigerada taxa de lixo – que era um tributo cobrado pela Prefeitura da Serra e que foi extinto.

Givaldo tem conseguido bastante visibilidade na Serra diante dos investimentos que o Detran tem realizado na cidade – que possui a maior frota e veículos registrados do ES. Ele deve se descompatibilizar do cargo em abril para ser candidato a deputado federal, função que já exerceu entre os anos de 2015-2019. Givaldo vem de uma matriz ideológica ligada à esquerda e ocupou funções importantes quando deputado federal, como, por exemplo, a presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano; foi relator da Comissão Especial da crise hídrica no Brasil em 2015 e titular da Comissão externa do Rompimento da Barragem de Mariana, entre outros.

Dr. Gustavo Peixoto – Podemos

Mesmo que ainda não tenha anunciado formalmente sua pré-candidatura, o médico Gustavo Peixoto está entre os nomes que devem figurar nas urnas do eleitor da Serra para deputado federal. Recentemente ele deu um importante passo nesse sentido ao se filiar no Podemos, partido do presidenciável Sérgio Moro. Foi o ex-juíz, inclusive, que assinou a ficha de filiação de Dr. Gustavo. Em fevereiro deste ano, Moro esteve no Espírito Santo, e após um pedido pessoal do médico capixaba, Moro abriu espaço na agenda para conhecer a Serra.

Dr. Gustavo vem da corrente de centro-direita pró-Lava Jato e liderou movimentos de rua no ES que nacionalmente contribuíram para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2018, estreou nas urnas em disputa pelo mesmo cargo de deputado federal; e foi bem avaliado com 37.409 votos. Dr. Gustavo tem uma vida intimamente ligada com a Serra, ele é filho de Antônio Peixoto, vice-prefeito da Serra na gestão de Aldary Nunes (1973-1977), passou parte expressiva da infância e adolescência em Nova Almeida.

Como médico, Dr. Gustavo é PHD e referência na área ligada ao aparelho gastrointestinal; tem experiência pioneira com cirurgia robótica e já atuou no Jayme Santos Neves, na UFES, e em vários hospitais particulares. Atualmente, é diretor de mercado da Unimed e foi um dos reesposáveis pela decisão de investir em uma unidade própria na Serra.

Jamir Malini – PSC

Ex-vereador da Serra e ex-deputado estadual com domicílio eleitoral na Serra, Jamir Malini é pré-candidato a federal pelo PSC, partido que está no arco de aliança do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (pré-candidato a governador). Malini é um habilidoso articulador político e sempre atuou como interlocutor entre Legislativo e Executivo de diversas esferas de poder; especialmente, no último mandado de deputado (2017-2018) que resultou em convênios para obras firmados entre o Governo do Estado e Prefeitura da Serra.

O ex-deputado chegou a ocupar a liderança do Governo na Assembleia durante o 3º mandato do ex-governador Paulo Hartung, com quem conseguiu liberação de recursos para diversas obras na Serra, como a implantação da 2º Cia de polícia em Laranjeiras, viabilização da Escola Viva em Planalto Serrano; R$ 8.5 milhões para drenagem e pavimentação em Nova Almeida, entre outros.

Jamir é um político conservador, mas não tem histórico parlamentar de se pautar em temas de cunho ideológico; como deputado estadual, buscou manter uma narrativa política pragmática e local; mas recentemente passou a se posicionar idelogicamente por meio de redes sociais e WhatsApp, demonstrando simpatia ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Raphaela Moraes – Rede

Raphaela Moraes é advogada, está filiada a Rede Sustentabilidade e ocupa seu primeiro mandado de vereadora. Ela acumula experiência de gestão pública exercida especialmente no 3º mandato de Audifax Barcelos a frente da Prefeitura da Serra (2017-2020); de quem, diga-se de passagem, é uma aliada com ‘A’ maiúsculo. Ela ocupou a função de secretaria-adjunta da Coordenadoria de Governo. Atualmente, a vereadora tem sido escalada para coordena parte da pré-campanha de Audifax ao Governo do Estado.

Raphaela se notabilizou politicamente por meio de sua militância na causa animal, que foi sua bandeira na eleição de 2020. Ela foi atuante na criação do Conselho de Bem Estar Animal e tem uma rede de protetores e instituições ligados ao ativismo animal que apoiam suas bandeiras e movimentos. Raphaela já participou de diversas ações que culminou no salvamento de animais em situação de maus tratos. Podemos citar: resgate de oito cães em Barcelona no ano de 2020 que estavam em situação de canibalismo, devido o abandono por seus donos; outra ocorreu em Chácara Parreiral, em agosto de 2021, quando a vereadora resgatou oito cães e 24 gatos que estavam em situação de maus tratos, entre outros.

Rodrigo Caldeira – PSDB

Liberado judicialmente para deixar o PRTB, o presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira já tem data marcada para se filiar no PSDB, partido presidido no Estado pelo seu aliado, o deputado Vandinho Leite. Rodrigo é o comandante do maior Legislativo Municipal do ES e tem reduto muito forte na região de Carapina. Tido como um pré-candidato com potencial, ele vem defendendo a renovação de representantes da Serra em Brasília.

Apoiado por muitos vereadores e lideranças políticas na cidade, a pré-candidatura dele vem envolvendo pessoas na cidade. No Legislativo, Rodrigo tem dado estabilidade ao Governo do prefeito Sergio Vidigal e é um dos co-responsáveis pela CPI do Esgoto, que já revelou entre outras coisas os índices insuficientes no tratamento de esgoto. Rodrigo foi pioneiro ao contratar um laboratório independente que auferiu os resultados. Após a Câmara da Serra implantar a CPI, comissões semelhantes já foram criadas em Cariacica e Vila Velha.

Rodrigo é de uma matriz ideológica conservadora e tem se posicionado em torno de pautas que fazem parte da demanda da população da Serra; recentemente ele liderou uma campanha de doação de absorventes que conseguiu arrecada mil pacotes que foram doados a instituições sociais.

Sueli Vidigal – PDT

A 1ª dama da Serra e ex-deputada federal, Sueli Vidigal, deve estar nas urnas para a campanha de federal este ano. Ela é uma das poucas que ainda não anunciou oficialmente a pré-candidatura, mas o mercado político dá como certa. Sueli ocupou a Secretaria de Promoção Social da Serra entre os anos de 1997 a 2003; durante toda a carreira pública, ela sempre esteve filiada ao PDT e manteve matrizes ligadas ao progressismo. Foi na sigla partidária que Sueli se elegeu pela primeira vez, ao disputar o cargo de deputada estadual, permanecendo na função entre 2003 a 2006.

Após isso, ela assumiu como deputada federal entre 2007 e 2010; se reelegendo para o mandato seguinte que durou até o início de 2015. Em janeiro do mesmo ano, ela foi a titular da Secretária de Estado de Assistência Social. A frente das políticas de assistência na Serra, Sueli desenvolveu projetos pioneiros como Costurarte, Serra Cidadã, Casamento Comunitário, Prominc, entre outros. Em Brasília, Sueli atuou como ponte carreando recursos para a Serra; entre eles estão emendas que viriam a contribuir na construção do Hospital Materno Infantil, inaugurado mês passado.

O PDT tem tudo para ficar no palanque do PSB, que deve buscar a reeleição do atual governador Renato Casagrande.

Thiago Carreiro – União Brasil

Anunciado recentemente como pré-candidato a deputado federal, o vice-prefeito da Serra Thiago Carreiro assinou a ficha de filiação no União Brasil, partido que resultou da fusão do PSL com o DEM. Jovem de 31 anos, Thiago iniciou sua trajetória política na região litorânea da Serra. Foi muito atuante no Conselho de Segurança de Jacaraípe e na Associação dos Comerciantes de Jacaraípe. Ideologicamente, ele está posicionado próximo à centro-direita. O partido União Brasil tem como pré-candidato a governador do ES o atual deputado Felipe Rigoni.

Desde quando se tornou vice-prefeito, Thiago foi escalado por Vidigal para ocupar a secretaria de Turismo, Cultura & Esporte. Por lá, ele desenvolveu leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte que devem beneficiar artistas e atletas da cidade; trouxe também o Programa Fortalece Turismo que é um programa de fomento do setor, que transformou a cidade do Bonito-MS, por exemplo, em potência turística. Retomou com o Festival da Tilápia e o Sabores da Serra. Foi na gestão dele que a Serra sediou o campeonato brasileiro de basquete além de várias competições estaduais, nacionais e internacionais de corrida e Surf, entre outros.

Amaro Neto, Phelipe Lemos, outros

Os jornalistas Amaro Neto e Phelipe Lemos também podem receber boas votações na Serra. No caso do primeiro, o histórico comprova essa afirmação, já que nas duas eleições de Amaro (para estadual e Federal), ele figurou como um dos mais escolhidos por moradores da Serra. A dúvida que fica é sobre qual cargo Amaro irá disputar, estão cotados a reeleição de federal ou a vaga para o Senado.

Já Phelipe Lemos deixou a Rede Gazeta e já confirmou seus planos de concorrer a federal. Ele deve se filiar ao partido Avante, que é próximo de Casagrande no ES. Vale citar que, de acordo com pessoas próximas ao jornalista, em suas redes sociais a maioria dos seguidores são moradores da Serra.

A reportagem buscou o PT, que por meio do Professor Roberto Carlos disse que ainda não há definição sobre a candidatura de alguém com domicílio eleitoral na Serra, mas ressaltou que o deputado Helder Salomão e Jakeline Rocha terão muitos apoiadores do PT da Serra em suas respectivas campanhas. Já do lado bolsonarista, podemos citar a família Manato, que apesar de não ter domicílio eleitoral na Serra, sempre tiveram votações expressivas na cidade, até mesmo devido ao histórico. Tanto Calos Manato (que é pré-candidato a Governador) como a deputada federal Soraya Manato, já residiram e trabalharam na cidade.

Entre para nossa Newsletter

Receba informações em primeira mão

Coloque seu email e clique em enviar para se cadastrar e também se descadastrar