fisioterapeuta

Dra. Fátima Gislaine
NUTRICIONISTA


Pacientes têm hábitos alimentares extremamente distintos. Desde alguns que ingerem grande quantidade de alimentos em poucas refeições àqueles que ingerem pequenas porções várias vezes ao dia (beliscadores), além do volume variam nas características dos alimentos. Essas particularidades de cada doente são avaliadas no período pré-operatório para tentarmos encontrar a melhor técnica para o doente em questão.

Após a cirurgia bariátrica, a nutrição tem papel essencial porque a quantidade e o tipo dos alimentos a serem consumidos devem ser limitados.
O objetivo do acompanhamento nutricional é buscar o bem estar físico e emocional, através da seleção dos alimentos que contenham os nutrientes mais saudáveis e que estejam adequados às necessidades de cada indivíduo para que a rápida perda de peso não leve à desnutrição.

De maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente devido a redução do estômago, que varia conforme a técnica operatória utilizada. Porém, outros cuidados com a alimentação são fundamentais.