fisioterapeuta

Dra Marcela
FISIOTERAPEUTA

O fisioterapeuta é um dos membros que compõe a equipe multiprofissional de assistência aos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica. Seu principal objetivo é prevenir o surgimento de complicações respiratórias (pneumonia, atelectasia) nos primeiros dias após a cirurgia.

Por ser realizada na região abdominal, acima do umbigo, a cirurgia bariátrica, dificulta a respiração no pós-operatório imediato, favorecendo o surgimento dessas complicações. Isso se deve pela proximidade do local da cirurgia com os pulmões.

Pacientes que fumam e que apresentam alguma doença pulmonar têm maior risco de desenvolverem complicações respiratórias.
A fisioterapia, realizada no pré e pós-operatório, por meio da realização de exercícios respiratórios e uso de aparelhos específicos, fortalece os músculos da respiração e aumenta os volumes pulmonares diminuindo o risco dessas complicações após a cirurgia. Além disso, com a realização de exercícios com os braços e as pernas, previne a embolia pulmonar e promove o retorno no paciente mais rápido às suas atividades.